Vamos conversar?

Vamos conversar?

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Ser feliz é uma ação. Ou reação?


Ser feliz não é exatamente o estado de graça perpétuo vendido em novela, em romance de cinema em conto de fada que termina com um happy end para sempre.
Não. Não é.
Ser feliz mais do que uma expressão no rosto é uma decisão de vida. Uma ação.

Não é tão no sense como parecem mostrar tantas selfies por aí. Segurar o celular, sorrir e postar é fácil. Laaaaaaá dentro da alma, sim, você sabe melhor do que ninguém como vai o teu termômetro de felicidade.

E clichés do tipo "O que te faz feliz" acabam por mascarar e pintar um sorriso estático. O corpo está estático! E ação é o oposto desta inércia mascarada.

Sabe quando sou feliz? Quando realmente faço algo que nasceu lá dentro de mim! Não importa o tamanho da impossibilidade, da dificuldade. Ou do estranhamento que possa causar. Quando não há mimimi. E, olhe: quanto mais simples, mais me faz feliz!

Mas estar feliz, a gente descobre, não basta. Esta sensação passa. E é só quando você reparte, compartilha, “divide” que ela se multiplica. Você pode estar no topo do mundo. Se você não tiver com quem dividir este momento, este sentimento, a alegria se vai com o vento.

Ter oportunidade de topar com pessoas no caminho que flutuam contagiando aos outros de levezas, que ensinam felicidade por ações é o tipo de coisa que acende um sorriso no meu rosto. Muitas vezes, uma gargalhada, uma risada rasgada no rosto que demora a ir embora… Estas já descobriram que felicidade não se guarda a sete chaves no peito. Que é na hora que você deixa ela ir livre embora que ela volta. Redobrada! Multiplicada...

Aí, com o passar do tempo, andando mundo afora, você percebe que você não tem de correr atrás de ser feliz, a todo custo, como o tão usado cliché. E que é quando você faz o outro sorrir, quando faz bem a alguém, quando age pro bem, é quando nem precisa fazer força e sorri, também.

O sorriso brota de volta. Quando o nosso sorriso brota no reflexo do outro, ele genuinamente tem raízes pra não desfalecer.


* Na foto, no Museo del Humor com Ivan Rosemblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Compartilhe!

Quer comentar?
Clique em "comentários" e digite na janela que se abre. Selecione seu perfil no Google, aí é só publicar! Se quiser, identifique-se com seu nome ao final!

Obrigada pela visita! Logo mais, passo respondendo...