Vamos conversar?

Vamos conversar?

domingo, 18 de junho de 2017

Cadê eu que se escondeu de mim?


Já aconteceu com você? Ou acontece?
Parar e pensar “onde estou”, “cadê eu”???

A vida vai engolindo as pessoas. As pessoas vão indo, indo. E, de repente, se flagram não se reconhecendo. Num sentimento de serem estranhas a si mesmas. Como se estivessem num corpo que só faz coisas que não faria, se pudesse escolher, que vive uma vida esquisita que não é a sua. E o pior de tudo, não podem culpar ninguém. Por mais que outras pessoas tenham estado junto neste caminho estranho, caminharam com seus próprios pés…

Algumas vezes, foi um erro de percurso. Como se tivessem permitido um “piloto automático” em suas vidas que seguiu regras e comandos estipulados para uma vida “padrão”, mas que não se parece com a que teria se tivesse dirigido o tempo todo acordada.

Noutras, uma fuga! Sabia-se bem que o caminho tomado não era o seu. Mas era o mais fácil. O esperado por todos. Menos por si mesmo. Um caminho sem grandes obstáculos. Nem desafios, nem a sensação de superar nada. Morno. Cinza.

Em outras situações, uma caverna necessária. Percebe-se não estar no caminho. Percebe-se estar distante do que gostaria de estar fazendo. Mas consegue se perceber num momento de recolhimento. Um encavernar pra logo sair. Para o caminho certo.

De toda forma, melhor se flagrar escondida de si mesmo para se iniciar a descoberta deste eu que esteve dormindo. Uma espécie de anestesia que uma hora, acaba e aí dói! Pois estar na vida a base de anestésicos que te mantém sob controle, bem quando lá dentro tudo está errado, machucando, é forçar e forjar uma farsa.

“Cadê eu” num primeiro momento pode ser um susto. Uma frustração gigante. Um medo aterrorizante de se descobrir fora do seu trilho. Mas, certamente, é o primeiro passo pra retomar o prumo e o direito de se encontrar no mundo…

P.S. Algumas pessoas que têm lido as histórias que venho escrevendo têm me dado retorno por mensagens. Batemos um papo a partir disso! A conversa que sempre gostei e intencionei haver com o Blog tem acontecido, assim. E esta particularidade mágica das palavras tem mexido com as pessoas. Mais ou menos neste tipo de indagação: “Cadê eu?”. Por isso, hoje acordei com esta frase na cabeça. Uma prosa com estas pessoas...

5 comentários:

  1. Esse texto me fez lembrar o mito da caverna escrito por Platão, onde as pessoas vê a vida através de sombras na parede...muitas vezes é assim q conduzimos nossa vida, como sempre diz uma amiga muito querida" é o melhor p aquele momento". ( Silvana)

    ResponderExcluir
  2. Esse texto me fez lembrar o mito da caverna escrito por Platão, onde as pessoas vê a vida através de sombras na parede...muitas vezes é assim q conduzimos nossa vida, como sempre diz uma amiga muito querida" é o melhor p aquele momento". ( Silvana)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana... Muito interessante a comparação... Rende outra história! E sombras de outras pessoas por não terem coragem de sair da caverna!

      Excluir
  3. Não é fácil responder "Quem somos?", "Por que somos?", "Como somos?", "Será que somos?" ou "Somos?"!!?

    ResponderExcluir
  4. Verdade Serginho! E neste percurso, estes momentos de se flagrar fugindo do seu verdadeiro eu...

    ResponderExcluir

Gostou? Compartilhe!

Quer comentar?
Clique em "comentários" e digite na janela que se abre. Selecione seu perfil no Google, aí é só publicar! Se quiser, identifique-se com seu nome ao final!

Obrigada pela visita! Logo mais, passo respondendo...