Havia um garotinho que morria de medo de um monstro horripilante. De olhos esbugalhados vermelhos de sangue, mãos gigantes de unhas pontiagudas, que grunhia e babava quando ficava nervoso.
Conta-se que ele morava na gaveta. Uma gaveta que vivia fechada e ele sempre ouvia dos outros adultos da casa, para nunca abrir a gaveta. A gaveta não era chaveada. Mas ele jamais ousou abrir. Nunca, ninguém viu o monstro porque era arriscado espiar pela fresta. Como se sabe a descrição do monstro, ninguém sabe, porque nunca ninguém viu!
Percebe? Temos medo do monstro que mora na gaveta! Uma gaveta fechada que, diz a lenda, tem um monstro que mora nela. A gente não tem certeza que o monstro existe. Não é do monstro que temos medo. É de abrir a gaveta!!!
Vou desenhar. Vou falar de dores! O medo da dor.
Porque o medo dói mais que a dor? Já sentiu? O medo dói. E dói mais que a dor. Por que?
Fisioterapia é algo que me acompanha por décadas! Lá convivo com minhas dores. Porque lá manipulam todas as dores velhas e as novas também. As velhas já conheço bem. Convivo. Me acostumei. As novas… Tenho medo.
-Dói? - me perguntam.
E eu, mais fazendo careta que sentindo dor, respondo:
-Dói…
Não dói. Ainda. É o medo da dor!
A gente tem sempre medo de algo inexistente. Que não aconteceu ainda. Por causa de outras coisas que já aconteceram e que ficamos achando que vão se repetir.
Uma coisa: o que foi, doeu. O que não aconteceu ainda, não precisa doer!
Dor é sensação de tempo presente.
Medo é sensação por algo inexistente que você receia acontecer lá na frente.
Medo de não passar no vestibular, de não conseguir tirar a carteira de habilitação, de uma prova, de um fora, de perder o emprego, de não ter dinheiro pra pagar as contas, de não conseguir realizar um sonho, do que vai acontecer aos seus filhos, de ser rejeitado, de o que pode acontecer no escuro, de dirigir e bater o carro, de te tratarem mal, de ter treinado e não conseguir ir bem numa prova, numa competição. Medo de se machucar.
Machucar, machucar, machucar.
O medo é o medo do monstro da gaveta!
Dor é quando você já se machucou.
O monstro da gaveta é lenda. Ninguém nunca viu… Abra a gaveta! Pode ser que você se surpreenda. Só vai saber se abrir...
Ualllllllll exatamente estou passando por esse medo de sentir dor... vou abrir a gaveta! Fui....
ResponderExcluirAhhhhh este medo da dor dói mais que a própria dor...
ExcluirAí,a gente convive, convive e se acostuma com a dor. E passa a não ter mais medo dela. Enfrenta. E o monstro vira amiguinho... Conheço bem, também!!!
Abri minha gaveta... perdi o medo do monstro.... doeu mas vai sarar....
ResponderExcluirAbrindo, você vê que o monstro nem é tão grande assim Você é maior que ele, Edileusa
Excluir