Vamos conversar?

Vamos conversar?

sábado, 3 de junho de 2017

O monstro que mora na gaveta (Ou porque temos medo do que não vemos!)


Havia um garotinho que morria de medo de um monstro horripilante. De olhos esbugalhados vermelhos de sangue, mãos gigantes de unhas pontiagudas, que grunhia e babava quando ficava nervoso.
Conta-se que ele morava na gaveta. Uma gaveta que vivia fechada e ele sempre ouvia dos outros adultos da casa, para nunca abrir a gaveta. A gaveta não era chaveada. Mas ele jamais ousou abrir. Nunca, ninguém viu o monstro porque era arriscado espiar pela fresta. Como se sabe a descrição do monstro, ninguém sabe, porque nunca ninguém viu!

Percebe? Temos medo do monstro que mora na gaveta! Uma gaveta fechada que, diz a lenda, tem um monstro que mora nela. A gente não tem certeza que o monstro existe. Não é do monstro que temos medo. É de abrir​ a gaveta!!!

Vou desenhar. Vou falar de dores! O medo da dor.

Porque o medo dói mais que a dor? Já sentiu? O medo dói. E dói mais que a dor. Por que?

Fisioterapia é algo que me acompanha por décadas! Lá convivo com minhas dores. Porque lá manipulam todas as dores velhas e as novas também. As velhas já conheço bem. Convivo. Me acostumei. As novas…  Tenho medo.

-Dói? - me perguntam.
E eu, mais fazendo careta que sentindo dor, respondo:
-Dói…

Não dói. Ainda. É o medo da dor!

A gente tem sempre medo de algo inexistente. Que não aconteceu ainda. Por causa de outras coisas que já aconteceram e que ficamos achando que vão se repetir.

Uma coisa: o que foi, doeu. O que não aconteceu ainda, não precisa doer!

Dor é sensação de tempo presente.
Medo é sensação por algo inexistente que você receia acontecer lá na frente.
Medo de não passar no vestibular, de não conseguir tirar a carteira de habilitação, de uma prova, de um fora, de perder o emprego, de não ter dinheiro pra pagar as contas, de não conseguir realizar um sonho, do que vai acontecer aos seus filhos, de ser rejeitado, de o que pode acontecer no escuro, de dirigir e bater o carro, de te tratarem mal, de ter treinado e não conseguir ir bem numa prova, numa competição. Medo de se machucar.

Machucar, machucar, machucar.
O medo é o medo do monstro da gaveta!
Dor é quando você já se machucou.

O monstro da gaveta é lenda. Ninguém nunca viu…  Abra a gaveta! Pode ser que você se surpreenda. Só vai saber se abrir...

4 comentários:

  1. Luciana Almeida Guandeline6 de junho de 2017 às 04:49

    Ualllllllll exatamente estou passando por esse medo de sentir dor... vou abrir a gaveta! Fui....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh este medo da dor dói mais que a própria dor...
      Aí,a gente convive, convive e se acostuma com a dor. E passa a não ter mais medo dela. Enfrenta. E o monstro vira amiguinho... Conheço bem, também!!!

      Excluir
  2. Abri minha gaveta... perdi o medo do monstro.... doeu mas vai sarar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abrindo, você vê que o monstro nem é tão grande assim Você é maior que ele, Edileusa

      Excluir

Gostou? Compartilhe!

Quer comentar?
Clique em "comentários" e digite na janela que se abre. Selecione seu perfil no Google, aí é só publicar! Se quiser, identifique-se com seu nome ao final!

Obrigada pela visita! Logo mais, passo respondendo...