Vamos conversar?

Vamos conversar?

domingo, 11 de junho de 2017

Bom dia!!!! Bom dia por quê???


-Bom dia!!!
Aqueeeeeele silêncio com cara de:
-Bom dia por quê???

Conhece alguém assim?

As pessoas pararam de olhar à sua volta. Têm um mundo inteiro na palma da mão. E… mergulham de cabeça pra dentro dela. Da sua própria mão! Na caixinha preta. Ou prata. Ou colorida. Seja lá a cor que for.

Já repararam? Salas de espera. Pontos de ônibus. Fila de supermercado. Filas de banco. O que antes eram típicos converseiros, agora… Silêncio… Quebrado por aqueles vídeos barulhentos que vêm de dentro da caixinha preta. A pessoa assiste hipnotizada, racha de rir e continua dentro da caixinha vendo outro vídeo, outra imagem. Tudo lá dentro! Nada aqui fora.

Tenho recebido inúmeros retornos dos textos que tenho escrito e tem sido prazeroso por em prática o objetivo inicial do blog, quando eu o criei: CONVERSAR com quem lê! Conversando sobre as histórias aqui contadas, vi que a provocação do sorriso, do bom dia tem surtido efeito!

A história dos “bons dias” do “Sorria, você não está sendo filmado”,
contou-me uma amiga de longe, provocou uma mudança num dia que nasceu cinza. Ao invés de sair com a cara marrenta, botou um sorriso largo na cara e saiu. Espalhando bons dias! Uma onda de sorrisos largos, acompanhados de sonoros bons dias correspondidos encheu o seu dia de volta. Gentileza gera gentileza. Ela provocou um tsunami do bem!

A história do “Dedinho de prosa” 
http://clicandoeconversando.blogspot.com.br/2017/06/conversa-de-abacate.html?m=1
debaixo do pé de abacate, trouxe à lembrança de outra leitora amiga, o tempo em que saia na redondeza de sua casa sem conhecer ninguém. E que ao mudar-se para um prédio no centro velho, cujos moradores são de uma faixa etária mais avançada, percebeu um aconchego e um acolhimento impressionante! Contou-me que quando a região ficou sem energia elétrica por horas, bateram à sua porta e ela foi surpreendida por uma vizinha que veio lhe trazer uma vela! Pois sabia que elas ficariam no escuro por não estarem acostumadas a estas quedas de energia… Uma delicadeza. Um pequeno gesto de cuidado com o outro. De atenção despretensiosa. Coisas esquecidas no tempo e que são mantidas por aqueles vizinhos. Talvez por serem eles, do bom tempo onde se saía à rua falando bom dia pra todo mundo…

Tem uma última história que não havia escrito ainda. Conto agora: O moço da cara feia.

Sou teimosa. Insisti uma porção de vezes. Muitas. Frustrada, desisti. O moço da cara feia não amoleceu.Não consegui arrancar dele, nem bom dia, nem boa tarde, nem boa noite. Nadinha de nada!

Oras bolas! Se é chato, deixa ser chato em paz, pensei. Desisto!

Uma unanimidade, ele. Outros me disseram ter tentado arrancar do moço da cara feia um bom dia. Sem sucesso. Ok. O problema era ele. Até que… Caraca! Estou lá eu conversando com um dos funcionários do prédio onde moro e conversa vai, conversa vem, ele me conta. Assim como todos nós, diariamente ele lhe dizia:

-Bom dia! Como vai? Você está bem?
Silêncio… Típico de quem parece grunhir um…
-Bom dia por quê????

Assim, ele fez. Repetidas vezes. Muitas. Muitas mesmo! Quase desistiu. Mas insistiu. Até que… O moço desfez a cara feia e lhe respondeu bom dia!!!! Inacreditável!

Tive de engolir esta. Algumas pessoas precisam de mais tempo para amolecerem a cara feia. Eu não havia insistido o suficiente! Pode ser que eu estivesse chegando perto, mas desisti antes. Quantas coisas deixam de acontecer por desistirmos com o pezinho quase lá?

Falar bom dia pra gente de cara sorridente, cara boa é fácil. Quero ver não desistir de falar bom dia para moços de cara feia assim!

-Bom dia!
Aquele silêncio de “Bom dia por quê?”
E perseverar:
-Bom dia!!!!!

Quem sabe, na teimosia a gente o convença, ele acredite e deseje ter um bom dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Compartilhe!

Quer comentar?
Clique em "comentários" e digite na janela que se abre. Selecione seu perfil no Google, aí é só publicar! Se quiser, identifique-se com seu nome ao final!

Obrigada pela visita! Logo mais, passo respondendo...