Vamos conversar?

Vamos conversar?

sábado, 24 de junho de 2017

Se permita!


Dias destes recebi duas visitas amigas.
Andaram lendo minhas historinhas.
Cutucou. Remexeu. A pulga pulou pra trás da orelha delas!
Adoro isso!

Quem colocou a pulga atrás da minha orelha pra fazer o que faço hoje foi Rubens Portugal. Um mestre. De olhos vidrados de brilhante. De fala apaixonada pelo que ensinava. Acreditava no que dizia. E atiçava! Me provocou. Me desafiou! E conseguiu, mesmo que tão demorado, fazer com que eu me mexesse. Porque acreditava, me fez acreditar também! E fazer o que ele dizia que eu deveria fazer… Escrever!

Tive mestres que escreviam também. Outro Rubens sem o “S”. Rubem Alves Cujas histórias, eu devorava! Encantava-me a possibilidade de se contar a mesma história de formas tão diferentes! Metaforicamente! Torna cada história, uma vestimenta que cada um veste de acordo com o que enxerga na sua própria vida! E de tanto ler assim, assim fiz! Historinhas vestidas em metáforas…

Sobram luzes piscando.
Faltam olhos brilhando!
É preciso acreditar mais e discursar menos.
Sair na surdina, no segredo e ir. Só ir.
Porque indo, se faz! Muuuuuito!!!

Sonho só é bonito se fizer despertar!
Pois se continuar dormindo, o ponteiro do relógio anda. Sem parar…
Sonho que não faz acordar vira pesadelo. Aquele que se arrasta a vida inteira, como peso. Que faz você inventar desculpa o tempo todo, do porquê não saiu pra vivê-lo!

Muita gente passa a vida reclamando “não fiz isso, não fiz aquilo” jogando a culpa em alguém que trancou a porta e levou a chave embora. Só não contou que este alguém foi ele mesmo.

O tamanho da distância entre o olhar como plateia e o atuar como protagonista é só um! O da auto permissão! Inventar desculpa de “não fui fazer porque não me deixaram” é pura balela. Já parou pra pensar? É isso mesmo? Trancaram a porta? Ou foi você mesmo?

Fica fácil se justificar vida afora que a culpa não foi sua de um sonho não ter acontecido. Quero ver é explicar vida adentro!

Por fim.
Não adianta virem abrir a porta se você não quiser passar!
Não adianta inventar desculpas pra justificar o que você mesmo nunca compreenderá.

É somente quando você passa pela porta que divide o que era dúvida do que pode ser, do talvez e do será, que você pára de nhenhenhem e se permite fazer, é que realmente saberá o que é capaz!

Se permita.
É só você que fica fechando a porta, com desculpa boba para não passar!
Falta de tempo, de dinheiro, de companhia, de conhecimento…
Tempo? Fazendo ou não fazendo nada, ele se vai.
Dinheiro? Ganhando muito ou pouco, ele se vai.
Companhia? Indo ou ficando, tem-se e não tem.Se estão, se vão. Se vão, estão.
Conhecimento? Nenhum conhecimento supera aquele de estar lá construindo novos saberes. Se você ficar, ele estagna. Se você for, ele se renova.

Existe algo mutante no conhecimento que me fascina. Ninguém sabe o que não aconteceu ainda. O que dizem ser, já foi. Dizer que é, é mera especulação. O conhecimento é vivo e só acontece, de fato, na junção da pessoa no espaço e no tempo. Conhecimento é construído ao vivo! Senão você é somente leitor do conhecimento dos outros.

Ler é bom. Atiça. Mas ir escrever sua história, melhor ainda. Abra a porta. Suba no palco.

7 comentários:

  1. Ler seus texto atiça a gente a ler e ficar refletindo depois...adorooooo ( Silvana)

    ResponderExcluir
  2. Ler seus texto atiça a gente a ler e ficar refletindo depois...adorooooo ( Silvana)

    ResponderExcluir
  3. Que bom!!! A recíproca é verdadeira! Os comentários também me fazem pensar!!!

    ResponderExcluir
  4. Pura verdade! Somos donos do nosso amanha. Suas palavras vieram no momento exato que estou precisando tomar uma decisao, e mtos "seras" ficam querendo me manter no mesmo lugar, mas ñ quero ser essa pessoa que fecha a porta e ainda coloca a culpa nos outros. Q Deus continue usando sua vida e te capacitando cd vez mais. O que seria de nos sem as experiencias vividas ne rs

    ResponderExcluir
  5. Puxa ... Feliz com tuas palavras... A gostosuuuuura de ler é esta. E é escrever, também. Provocar Atiçar. Despertar...

    ResponderExcluir
  6. Oi viajante no tempoespaço...saudades ...estou ancorada mas já começando a ficarenjoada...as momento levanto a âncora e vou...tomara te encontrar nas estradas da vida novamente bjs

    ResponderExcluir

Gostou? Compartilhe!

Quer comentar?
Clique em "comentários" e digite na janela que se abre. Selecione seu perfil no Google, aí é só publicar! Se quiser, identifique-se com seu nome ao final!

Obrigada pela visita! Logo mais, passo respondendo...