Vamos conversar?

Vamos conversar?

sábado, 17 de junho de 2017

Doar não é trocar!


Já reparou?
Tem gente que diz que dá, mas amarra a cordinha. E quando quem recebeu o presente dado vai sair, o presente está amarrado. Preso. Porque não foi pago!

Mas não era dado?

Exagerismos a parte, ouço com muita frequência que amor dos peludos é amor incondicional. Leal. Daquele que te lambe, faz festa quando você chega, não te cobra nada, nem te cobra a cara feia de uns minutos atrás, e está sempre te sorrindo.

Familiar?

Não é exagero. Os bichinhos amam de um jeito incompreensível. Doam e não trocam por cobranças da mesma doação de volta. É isso que a gente falha. Doa, mas amarra a cordinha pra cobrar depois que fez isso, aquilo, é aquilo outro…

Já ouvi de tudo e todo tipo de história.

Vai ajudar um amigo que está precisando? Doa. Não empresta. Faz, sem fazer propaganda. Ajuda e desaparece. Se fez pelo outro, não é pra marcar na conta, na caderneta pra passar cobrando depois. Fez, tá feito. Esquece.

O que é feito pelo outro, ninguém precisa ficar sabendo.
Ou você é do tipo que faz olhando pros lados pra ver se alguém está olhando?
Ou, pior, doa cestas​ básicas e faz tua selfie pra por nas redes sociais depois?
Ou fica contando pra todo mundo que bonzinho você é e fica fazendo auto-propaganda das suas “doações”?
Ou dá e depois joga na cara, xinga de mal agradecido quem recebeu?

Doar é ato de caridade e não de vaidade!

Doar é caminho de mão única. Por isto, não é troca. Pode ser que de volta, venha gratidão. Pode ser que não. Mas aí não é problema seu. É problema do outro que não aprendeu ainda, nem a receber, nem a agradecer. Talvez, ele apenas não esteja acostumado com isso. Receber de quem dá sem pretensão nenhuma de receber algo em troca. A gratidão se aprende na prática constante de se receber.

Doação de verdade não espera retorno. Quem doa é anônimo, silencioso, discreto. É a verdadeira expressão do amor incondicional! Que faz pelo outro. E só.

5 comentários:

  1. É assim caminha a humanidade....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeee Silvana! Mas fico feliz em ver vários amigos e pessoas anônimas doando seu tempo, dando atenção em trabalhos voluntariados, pequenas e significativas ações que fazem muita diferença...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigada querida Kátia! É preciso parar pra pensar o quanto nos doamos, de verdade, no que fazemos...

      Excluir

Gostou? Compartilhe!

Quer comentar?
Clique em "comentários" e digite na janela que se abre. Selecione seu perfil no Google, aí é só publicar! Se quiser, identifique-se com seu nome ao final!

Obrigada pela visita! Logo mais, passo respondendo...