Vamos conversar?

Vamos conversar?

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Natal dos Contrastes



Saia do convencional. Quebre regras. Procure pessoas que não recebem um Feliz Natal de ninguém. Há muitas.

Saí dar uma voltinha, fotografar um pouco, numa terrinha desconhecida. Olhar casas diferentes na rua. Algumas poucas pessoas na rua, no correcorre de levar bandejas de comida pra passar a ceia com a família.

Eu havia saído outro dia e não estava com a câmera. E quis sair hoje pra captar algumas imagens que me chamaram a atenção. Pra escrever sobre isso.


No final, distraída que estava, vi do outro lado da rua, numa destas casinhas de janela na rua que me chamaram tanto a atenção, numa varanda, um senhorzinho sentado. Quase passei reto. Mas arrisquei uma acenada com a cabeça. E ele, de longe, respondeu. Acrescentou simpático um boa noite. E um “Bom Natal!” Eu já estava passando atrás da árvore que me esconderia dele. Voltei. Uns passos atrás e lhe respondi. “Um Bom Natal pro senhor também!”

Estas coisas nos deixam com a alma leve. Espontaneidades que resistem ao tempo. Logo em seguida, cruzei na mesma calçada com uma mulher e um rapazinho. Provavelmente, mãe e filho. Ela andando cega na rua, de olho no celular, enquanto andava. Ele, mudo, andando ao seu lado.

Que contraste!

Do outro lado da rua, o senhor que prestava atenção em quem passava na rua, viu meu leve e tímido aceno de cabeça. Prontamente, respondeu. Ali passando a centímetros de mim, andando ao lado de alguém seu, por causa deste quadrado preto na mão, sou invisível. O filho é invisível. Visível é ser visto no quadrado preto e o que ele contém. Pessoas enxergam o outro lado do mundo e não enxergam quem está ali, logo ali ao seu lado.

Que contraste!

Ao mesmo tempo que gosto tanto de escrever, sou meio alheia a responder. E, juro, fico até arrepiada e preocupada de ser mal educada em não responder as mensagens de Natal que chegarão hoje.

Não me leve a mal! De coração, desejo que todos tenham um Natal de paz, de harmonia em suas casas. Que seja um dia de reflexão em suas vidas. Que haja tempo e desejo de refletirem sobre o sentido da vida. Sobre o papel de cada um na vida do outro. Do próximo. Do ao lado. E que o quadradinho preto na mão, não seja mais importante que os amados ao seu lado!

Neste Natal, faça um favor ao seu coração. Deixe seu celular no modo offline. Use para fotografar, sim. Registrar alguns momentos. Nem tanto selfie. Mas o olhar refinado no outro. Não se preocupe em estar presente a tanta gente lá longe. Em passar minutos ou horas respondendo tantas mensagens que chegarem. Preocupe-se em estar presente com o seu ao lado. O seu imediatamente próximo. Em distribuir boas noites, Bom Natal a quem nem recebe de ninguém. A quem te observa e não é enxergado. Às pessoas invisíveis que você cruza ou passa diariamente e não vê!

Tenham todos um dia de enxergar pra dentro de seus corações. De redescobrirem os verdadeiros motivos que nos dão paz e as formas de distribuir amor. Indistintamente.

2 comentários:

  1. Brilhante observação de como temos sido egoístas com os próximos! Alienados no nosso mundo pessoal conectado globalmente e desconectado do nosso entorno. Natal, festas de Fim de ano e Ano Novo! Ótima oportunidade de nos reencontrar pessoalmente e com o nosso oikos. Resgatar o sentido da nossa magnifica existência. Grd. Abraço Susi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Deva. Conectados globalmente e desconectados do nosso entorno. Exato. De que serve tanta tecnologia se permitirmos este afastamento?

      Excluir

Gostou? Compartilhe!

Quer comentar?
Clique em "comentários" e digite na janela que se abre. Selecione seu perfil no Google, aí é só publicar! Se quiser, identifique-se com seu nome ao final!

Obrigada pela visita! Logo mais, passo respondendo...