Vamos conversar?

Vamos conversar?

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Lar é aquele lugarzinho onde você está no agora, o invólucro do seu coração.

Olha só: deitada na rede (quase não gosto!), na sacada (prioridade número um do novo lar), de férias (necessidade básica do ser humano para sobreviver ao ano!) e escrevendo no note (por si, só, já é bom!) para minha filha (aí, sem comentários...)... Preciso mais??? Ta, ta, tudo bem que se fosse numa cadeira de praia, em Bombinhas seria tri melhor. Mas a gente tem que estar feliz onde está até poder ir pra outro lugar. E estou aqui num lugar que adoro, sonhamos estar um dia, vencemos a luta para estarmos (Deus por nós!) e não deixa de ter um cheiro de praia se posso ficar aqui à toa, a paisana, sem relógio, celular, sem agenda pra seguir e tão pertinho do “meu” lago que adoro!

Existe um velho ditado que diz que somos aquilo que sonhamos! Verdade absoluta! Pois acredito que se nem sonhamos, nem existimos! Pois sem ter os olhos brilhando por algo a ser conquistado, o coração não tem pra onde mirar seu caminho. Da mesma forma, somos aquilo que permitimos ser, no lugar que permanecemos por querer! E NÓS fazemos o lugar onde estamos. E se é bom ir pra praia, pode ser bom estar em minha cidade, em minha casa, desde que eu me decida por isso! Digo sempre que temos duas opções a cada instante: ser feliz, ou ser infeliz! E isto é vero! Ficar aqui me lamuriando porque este ano quis realizar um grande sonho, o de ter um lar, e não pude ir para um lugar que adoro, que sempre digo brincando (toda brincadeira brinca de dizer a verdade..) que é meu lar, de verdade? Férias, há anos, tem sido sinônimo para nós de estar em Bombinhas... Este ano não deu. Então, decisão tomada, vou ser feliz aqui em Londrina!

Nossa passagem de ano tem sido em Bombinhas há tanto tempo, salvo exceções umas poucas vezes nestes treze anos. Praia, mar, montanha, sossego, camping, nossa casa de vinte metros quadrados e o cheiro de lar no ar... Das quatro vezes que não passamos em Bombinhas, apenas duas vezes foram em Londrina. E é estranho ser daqui e nem saber como é a passagem de ano aqui! Programei de passar a virada no lago! Algo bem familiar pra mim que tive tantas histórias minhas ali. Cresci indo pescar com meu pai na margem do lago um, na parte velha do lago, próxima à barragem. Lá também fui fotografar pores-do-sol, também passeei com um namorado da adolescência no cartão postal da cidade, também me apaixonei e me desapaixonei ali na margem e me apaixonei novamente pela caminhada, pela corrida, por pessoas apaixonadas pela corrida. O lago tem uma história particular de amor comigo. Foi lá que nasceu a Maratona de Londrina, às margens da cachoeirinha, que rendeu um evento que mexeu tanto e tanto com a cidade! Quem que me conhece que viu a maratona acontecer e que não se lembrou de mim? Ali tive alegrias, choros, vitórias e superações! Ali passeei com minha mãe já doentinha, pegando flores e pitangas para ela. Colhi e comi pitangas com amigos que fiz e nunca esqueci, comi amoras, acerolas. Ali passeei com amigos e amigas, Ouvi desabafos e desabafei! Ouvi e fui ouvida. Socorri e fui socorrida! Caminhei, corri e pedalei! Fiz amigos, colhi amigos. Ali nasci de novo para muitas coisas! Deixar amores pra trás. Começar novos amores! Conversar com minha filha em momentos de alegria pura e de indecisão absoluta! O lago faz parte da minha vida como palco que é da vida! Assim, vai ser marcante começar o ano novo ali, do ladinho dele! Tendo-o debaixo dos meus pés, como minha morada de agora. Não importa os lares que terei e sonho. Bombinhas é meu sonho! Mas o hoje me apresenta um novo lar. E estar aqui será simbólico. Pra fincar um pouco as raízes que sempre me neguei a criar aqui. E, vivenciando o que eu mesma escrevi, não ter medo de fincar raízes. Outros lugares estarão sempre ali para eu mirar e ir. É preciso ter ousadia pra ir pra outros lugares e ares. Mas também é preciso ter foco para se manter no ninho, esperando o tempo certo para seguir depois. Talvez, a vida me esteja sendo, como sempre, metafórica! E brinque comigo de fazer-me perder o medo de “criar vínculos”. Não é de todo ruim! Ter o porto seguro. A pessoa que espera. O lugar pra retornar.
Londrina é meu lar! Isto não me impede de ter Bombinhas no coração e desenhar sonhos... Mas, hoje, descobri que não preciso ter medo de criar raízes, ter vínculos, estar num lugar no presente, com pessoas que me amam e que posso amar! Dizia sempre que amar é decisão! Pois bem! Ter um lar também é uma decisão! E mesmo que um dia, eu deseje estar noutro lugar, tenho de tornar o lugar onde estou no agora, o meu lar.
Ano novo chegando... Decisões... Caminhos... Algumas coisas acontecem sem bem você admitir que já fazem parte do seu caminho. E já fazem!

2 comentários:

  1. Oi, Pé Vermelho.

    Vamos trocar? Estou muito mais perto de Bombinhas, mas amo, de paixão, Londrina. O norte novo habita um pedaço do meu coração, e o Igapó marcou muitos dias da minha vida.

    ********

    Olá, Suzi.

    Me perdoe por esta entrada assim, sem pedir licença, mas a descrição do lago me deu essa licença. Você esteve no meu blog e me convidou para o seu, e como você tem o aval de duas mulheres fantásticas, a Tata (Tainah) e a Otília, é sinal de que a casa aqui é muito aconchegante. E realmente, elas estavam certas.

    Mas não atiça desse jeito com o lago. Ví muito reflexo do sol nesse lago, e só quem teve a oportunidade de comer umas pitangas da beira, é que sabe o doce da fruta. Adorei, tanto a postagem quanto o blog.

    E olha! Bombinhas é muito bonita, mas Londrina... Londrina é Londrina, e não tem outra igual.

    Abraços, Suzi.

    Marcio

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Marcio JR!
    Sim, Londrina e uma cidade fantastica e sou apaixonada por minha terrinha vermelha! O lago e o mue lugar preferido! conheco cada pedacinho dele! MAs bombinhas divide meu coracao em dois! La tambem, cada pedacinho e um pedaciho meu! Brinco de ser guia de la, tanto conheco cada lugar, cada subida, pirambeira, morro, recanto e esconderijo...
    Por enquanto vou ficando por aqui... Mas sou de la um pouco tmabem!
    Seja bem vindo a esta casa! Falho muito nas minhas visitas aos blogs de meus amigos. Assim como falo dmeais, mais escrevo do que leio. Mas sinta-se em casa! Assim como coloco logo na entrada do blog, " Pois nao, pode entrar, a casa e sua!"
    Abc

    ResponderExcluir

Gostou? Compartilhe!

Quer comentar?
Clique em "comentários" e digite na janela que se abre. Selecione seu perfil no Google, aí é só publicar! Se quiser, identifique-se com seu nome ao final!

Obrigada pela visita! Logo mais, passo respondendo...