Vamos conversar?

Vamos conversar?

domingo, 15 de janeiro de 2012

DIA DE DOMINGO

Domingo!!! Dia de descanso! Sábia decisão esta, do Criador em dividir o tempo em sete dias. Seis para trabalhar e UM para descansar... Por que não se render a esta decisão se Ele, Quem criou TUDO reservou este dia para descansar???

Ócio bom! O ócio, geralmente tido como o vilão que impede mentes brilhantes de criarem, cérebros produzirem, corpos se exercitarem que espanta a vontade, faz imperar a preguiça, acima de qualquer boa pretensão de algo fazer. O ócio é perigoso... Atrai, seduz e envolve fazendo minar vontades de sair do ócio. Mas...

O dia de domingo sendo instituído como o “Dia do Descanso”, não teve em nenhum momento em ser o Dia da Preguiça! Este é o dia do NÃO-Trabalho! Não se dedicar ao labor. A fazer algo que vise o ganho de seu pão. Para que fique bem claro ao homem-criatura que se o próprio Deus-Criador reservou um dia onde Ele não necessitaria sair em busca do pão nosso de cada dia, nós, meros mortais, deveríamos reservar um dia para nos reabastecermos de energia. É aí que mora o perigo da interpretação!

De fato, muitos (muitos meeeeeesmo!) dedicam este dia para reabastecerem-se com MUITA energia pra dentro! Dia oficial da comilança! Dia de almoçar na sogra, na mãe, fora, no clube, no pesque-pague, no Restaurante da Roça, Na Comida Italiana, aquela Feijoada famosa, usar os cupons das vendas coletivas... Haja atividade para gastar tanta energia depois... O problema é que no nosso tempo, esta energia não é gasta no labor... Com raras exceções onde se pega no pesado, mais se manda energia pra dentro do que pra fora... E dá-lhe acúmulo de excessos!

Bem, por outro lado, muita gente tem captado o sentido do fazer o inverso no domingo. Ou seja, tudo aquilo que você não consegue fazer durante a semana. Aquela caminhada, ou a corridinha, o passeio no parque, no lago, a pescaria. No mundo da corrida – que diga-se de passagem, conheço bem – é comum programar os longões, aqueles treinos que duram duas horas, três, mas que se o encontro com a turma da corrida incluir o café da manhã na padaria preferida, o horário se estende até o meio-dia. Tudo muito válido. Mas, novamente, corre-se o risco: o exagero!

Há outras formas de se passar o dia de domingo nadando contra a maré do rotineiro nos outros seis dias da semana. Muito trabalho? Ócio puro! Sedentarismo? Campeonatos de futebol com a turma de bola domingão inteiro... Compromissos, obrigações? Todo tido de imprevisto! Mas para não correr o risco de cair no erro comum do excesso, do exagero, da overdose, é preciso estar atento. Focar não somente “coisas a se fazer”. Mas “PESSOAS QUE NÃO VEJO”! Que tal dar uma repassada no domingo com este novo olhar? Vejamos:

 Não que eu seja contra fazer uma boa e saudável atividade física no domingo. De fato! O domingo é ótimo para os longões. E fazê-lo, esporadicamente, não é mal algum! Cafés da manhã interativos. Mas contanto que as pessoas mais importantes do mundo pra você não fiquem SEMPRE de fora nas manhãs de domingos!
 Almoços no domingo? Perfeitos! Desde que o foco não seja a comida. Mas com quem se está ao se almoçar no domingo. Prestar atenção nas pessoas a sua volta, em suas conversas, em suas carências, dispensar atenção a elas. ESTAR COM ELAS!

Penso eu, então, que deixamo-nos engolir pela febre do fazer-fazer-fazer e, ao tentarmos fugir disto no dia de domingo, nos corrompemos ao procurarmos “outras coisas” ao invés de buscarmos estar com quem temos tão pouco tempo para estar junto durante a semana. Pensou nisso? Boa oportunidade para devolver aos almoços de domingo o sentido de ver a mãe, ou o pai que não se vê, por as conversas em dia, dar atenção aos pais, filhos, irmãos e à família. Combinar um pic-nic, um pastel na feira, um suco na padaria, um come-e-bebe após o treino com a família. Qualquer coisa. Não importa! Seja comendo, correndo, em casa, no parque, no lago, no clube, em casa, o quê fazer, ou o lugar são apenas pretextos para se estar presente com quem é mais importante na vida da gente!

4 comentários:

  1. Susi, gosto de ler o que você escreve sobre corridas. Acho, porém, que se você fosse mais sucinta e objetiva, seus textos seriam muito mais agradáveis de ler. As vezes me perco na transcrições de seus pensamentos...rs. Pense também no leitor e não somente em você não hora de passar pro "papel" as suas experiências. Beijo querida

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por sua opinião. Esta á é uma velha dica que já escutei de amigos blogueiros e sei que falho nisto! Realmente meus textos são longos, concordo! Algumas vezes, mantenho-os mais enxutos. Mas muitas vezes, escrevo pelo gosto de escrever e eles vão longe... De certa forma, mantenho a essência que é discorrer como uma prosa de varanda, uma conversa daquelas de jogar conversa fora, sem pressa, sem fórmula, sem obrigação de falar num assunto só. Por isso, diferente da maioria dos blogs sobre corrida, sendo eu corredora, gosto de papear sobre infinitas coisas! Mas é válido seu toque! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Susi.

    Em minha última crônica, falo um pouco sobre as pessoas que não conseguem "se desligar" nem quando estão em férias. E agora, lendo tuas linhas, vejo que minhas preocupações são bem palpáveis.

    O fato é que o ser humano é um animal muito estranho. Se você fala "a", ele até entende, mas por birra, faz "b". Seria o perfeito "do contra". Tentar argumentar que precisamos de um pouco de descanso, seja para o corpo ou para a mente, é o mesmo que tentar enfiar um pino redondo num buraco quadrado, isso dependendo da pessoa com quem tentamos argumentar.

    No meu caso, te sou honesto em dizer... não sou muito dado ao domingo. Adoro os sábados. Acho o domingo um dia de marasmo, e na maioria das vezes, passo a tarde toda dormindo... rsrs.

    Susi. Crônica perfeita e de leitura saborosa. Muito bom. Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir
  4. Marcio JR...

    Sim, Marcio, o domingo pode, muitas vezes, ganhar a cara de "véspera da segunda-feira"! E pra antecipar o que vem pela frente, muita gente prefere ficar sossegadinho, meio que reabastecendo, previamente, a energia que se gastará!!!

    Obrigada pelas palavras!

    ResponderExcluir

Gostou? Compartilhe!

Quer comentar?
Clique em "comentários" e digite na janela que se abre. Selecione seu perfil no Google, aí é só publicar! Se quiser, identifique-se com seu nome ao final!

Obrigada pela visita! Logo mais, passo respondendo...