O percurso da meia maratona de Londrina
Não tenho a pretensão, aqui, de descrever tecnicamente o percurso dos 21km. Não me atreveria! Porque minha percepção me leva muito mais pelos caminhos que o coração vê do que o que as pernas percorrem... Logicamente, percebo as subidas, as descidas e buracos. Afinal de contas, percorri por várias provas por aí, dentre maratonas, meia e revezamentos nas praias e alguma coisa a gente sempre aprende. Mas, longe de mim, tentar fazer um comentário a ser esmiuçado e medido e, logicamente, criticado. Tenho, sinceramente, me envolvido de coração e alma nesta maratona. Mas cansa-me ver e ouvir pessoas bem menos dedicadas a colaborarem com a maratona, apenas criticando-criticando-e-criticando!!! Ao invés de arregaçarem as mangas e pernas de suas calças e entrarem juntos na briga desde o inicio, investindo tempo, saliva, sola de sapato e noites não dormidas para escreverem a maratona de Londrina. Esta mal-fadada, criticada que saiu da boca de uma inexperiente corredora amadora e amante da corrida, ao invés de sair da boca de gente bem mais, muito mais rodada... mas muito menos dedicada a investir tempo, papel, neurônios e até dias de trabalho faltados na busca de se realizar um sonho. Ainda que ouvisse de “amigos” de corrida, risadinhas irônicas e desconfiadas e torcedoras de que ela não acontecesse! Peço que me perdoem os que sempre me viram otimista. É apenas um desabafo que nada tem a ver com os amantes da corrida, de verdade que são os entusiastas de hoje que apóiam e VIVEM a maratona comigo...
Bem, falei! E agora vamos ao percurso!
A grande vantagem da Maratona ter começado no Catuaí se aplica na meia maratona. Porque a largada está num dos pontos mais altos da cidade. Mas a chegada da meia encontra-se num ponto bem mais baixo, próximo da altura dos lagos, junto ao Centro Cívico. O que dá uma vantagem perceptível a olhos nus, aos corredores.
Largando do Shopping Catuaí, o percurso prossegue em direção a UEL, passando pela frente da cidade universitária e adentrando nos Centros de Exatas, Humanas e de Educação Física. De lá começa uma descida boa, por volta do km 5, indo em direção aos lagos; a parte mais bonita de todo o trecho e onde familiares podem aguardar para fazer a maior torcida por ser a região tida como a menina dos olhos do londrinense. Os lagos se distribuirão em torno dos km 6 a 10, sendo que próximo ao km 7 o corredor se deparará com a primeira subidinha leve em direção ao primeiro lago, entre a Fábrica Um e a Faria Lima.A saída dos lagos é que trará a primeira subida mais forte. E a passagem pela JK indicará a parte mais forte de todo o trecho dos 21km, que é a subida da Piauí(em torno do km16 até o 18), passando pela Higienópolis até chegar à Avenida São Paulo e completará a subida, chegando junto à Catedral. Aí começa a “baba”! Mamão com açúcar, dirão alguns! Da catedral até a chegada, no Centro Administrativo, na Duque de Caxias, são aproximadamente 3,5km de descida... No máximo, um plano. Mas um trecho bom para soltar e curtir a sua primeira meia na sua cidade, seus primeiros 21, ou a sua preparação para a maratona do ano que vem!
A largada cedo favorecerá os corredores que temem o calor tão típico de nossa cidade. A passagem pela UEL é agradável, arborizada e sem cruzamento de trânsito. Tranqüila, espera-se. A Castelo também é uma via que não costuma concentrar trânsito logo pela manhã. E, dependendo do tempo que se leva para fazer 8km, será o tempo para estar correndo no templo dos corredores de Londrina: o Lago Igapó! A passagem para o centro histórico requisitará técnica e experiência para encarar uma subida longa e não tão conhecida pelos corredores, uma vez que o centro “velho” não costuma ser o palco das corridas na cidade.
Aproveite para contemplar o cenário! Você passará pelos pontos históricos e turísticos da cidade. A Catedral Metropolitana, o Museu de Artes que é o antigo prédio da Rodoviária de Londrina, pelo Museu Histórico e pela Praça Tomi Nakagawa, construída na ocasião da comemoração dos 100 anos de migração japonesa no Brasil, caracterizando um espaço da cultura e arquitetura deste país. Ao virar a Duque, quem prestar atenção poderá enxergar a cidade de décadas atrás. Os prédios que compreendiam o comércio da cidade, em torno da Sergipe e Duque de Caxias. A passagem pela Avenida Bandeirantes anuncia que a chegada se aproxima. Somente descida! Que está prevista para acontecer junto ao pátio da Prefeitura.
Se você tem familiares e amigos que pretendem assistir a sua largada e sua chegada, fique atento a isso! A largada é num local e a chegada noutro. Mas programando bem e informando-se com antecedência das ruas que estarão fechadas e abertas no dia da prova, você poderá articular e planejar que saiam do Catuai para deslocarem-se até a Prefeitura para te esperarem. Cuidado, muito cuidado para traçar o itinerário pelo qual passarão para evitar aborrecimentos no dia! Se tiver dúvida, combine de onde assistirão a prova.
E lembrem-se que o percurso dos 5km se concentrarão próximos ao Catuai e de que os 42 prosseguirão da prefeitura passando pela UNOPAR/PIZA, Via Expressa, Jardim Botâqnico, arredores do Jardim Guanabara e Madre Leonia, Ayrton Senna para chegarem de volta ao Catuai. Mas o percurso dos 42, comento depois.
Espero que o breve comentário colabore em algo aos que não conhecem o percurso ainda. Lembrando aos corredores londrinenses que sempre é interessante passar pelo percurso, conhecê-lo, na ”chinela”, ou na sola do tênis, para “sentir”o chão, a subida e o seu corpo no percurso!
Bons treinos! Boa corrida!
CLICS são as capturas que fazemos de momentos. Imagens que congelamos e eternizamos. Palavras que imaginamos e lembramos. Numa junção e numa brincadeira gostosa de palavras e imagens, cartas são escritas, sonhos postos pra fora e a conversa acontece...
Vamos conversar?
Vamos conversar?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa dica! Aguardo os faltantes 21k
ResponderExcluirPodexá!!!! Logo, logo, sai!!!
ResponderExcluirMas vai se preparando que aí, do nivel q acaba os 21km.. vai ter subidaaaaa! Nos km 30 uma longa e forte, nos 33 um vai-e-vem de 2+2 e... do km 38 pro 39... forte, bruta... com um chafariz no meio do caminho... Adivinha o q td mundo vai querer (e vai) fazer...Mas acabei contando antes.. vou descrever com detalhes...
Adoro Londrina!!!!
ResponderExcluirBons tempos de UEL. Essa prova será para matar as saudades. Pena que não tem mais o Café Set!
Beijão!
Café Set???? Hummmmm... Eu também passei muito por ali... deu até vontade de mergulhar num filme e escrever sobre este tempo bom de facul, barzinho, amigos... Espero que possamos nos ver! Estarei de bike no percurso, pois estou lesionada! Me avise onde estará, Faremos um jantar de massas!
ResponderExcluirBju