Vamos conversar?

Vamos conversar?

domingo, 10 de junho de 2012

Catarse


Diria, ser uma explosão silenciosa! Um vulcão em erupção. Movimento sem volta. Vômito. Panela com água em ebulição.

Catarse é algo definido de diferentes maneiras. Veio-me a mente, agora, quando quis escrever sobre minha explosão silenciosa. Um processo novo para mim, já que quem me conhece, sabe o quanto não sou silenciosa, o quanto minha natureza fala, fala, sem muitas vezes ouvir, não aos outros, mas a  mim mesma.

Sonoramente, catarse me parece apropriado para definir o momento em que estou. Para certificar-me, busquei seu significado. Definitivamente, só comete gafes quem quiser. Você acessa, pesquisa e, em segundos, vê o significado do que quiser a sua frente. Catarse é “purgação, purificação, libertação de coisas estranhas à natureza, ato de liberdade produzido por certas atitudes”.

s.f. Medicina. Religião. Filosofia. O mesmo que purgação ou purificação. Refere-se à libertação do que é estranho à natureza do sujeito.
Estética. Teatro. Num espetáculo trágico, refere-se ao desenvolvimento de uma espécie de purgação de alguns sentimentos, nomeadamente, de pavor ou de compaixão, do público.
Medicina. Ação de evacuar os intestinos.
Psicologia. Tratamento das psiconeuroses, que consiste em estimular o paciente a contar tudo o que lhe ocorre sobre determinado assunto, a fim de obter uma "purgação" da mente.
Psicologia. Ato de liberdade produzido por certas atitudes, principalmente, representado pelo medo ou pela raiva.
Psicanálise. Processo para trazer à consciência do ser as emoções ou sentimentos reprimidos no seu próprio inconsciente, para que ele seja capaz de se libertar das consequências ou problemas causados pelos mesmos.
Retórica. Segundo Aristóteles, a "purificação" experimentada pelos espectadores, durante e após uma representação dramática.
(Etm. do grego: kátharsis)

E de dentro de mim mesma, vejo que estes processos vão acontecendo. É um caminho. Por ele, passo, em diferentes vestimentas. Externamente, são cores, formatos mil. Internamente, sabores que experimento, aprecio e me fazendo querer manter comigo, os que me agradam.

O corpo, este transeunte que passa, mas não permanece, esconde a alma, esta sim, de olhos atentos e brilhosos que quer ficar um pouco em cada lugar e levar consigo algo a tornou mais viva!

Um comentário:

  1. ESTOU NESTE PROCESSO TAMBÉM..NÃO SEI QUE ME ACONTECE MAS ESTOU ASSIM.
    QUERO TIRAR DE MIM OS EXCESSOS PRINCIPALMENTE DE SENTIMENTOS RUINS MEDROSOS E FUTUROS
    PENSO QUE NÃO TENHO MAIS O QUE FAZER OU COMO SAIR DOS MEUS SENTIMENTOS RUINS PENSO QUE O QUE TINHA QUE FAZER POR AQUI JÁ FIZ ...OLHO DO LADO E VEJO QUE TENHO QUEM PRECISA DE MIM
    SERA?
    ME SINTO PROVISÓRIA E POR VEZES DESCARTAVÉL E TENHO VONTADE DE VOLTAR NO TEMPO E FAZER TUDO DE NOVO MAS DIFERENTE
    TENHO SAUDADE DOS SONHOS QUE NAO VIVI E QUE NÃO VIVEREI ME ARREPENDO DE TER SAIDO DE CERTOS LUGARES MAS ME ARREPIA O FATO DE TER QUE VOLTAR A ESSES MESMOS LUGARES
    AS PESSOAS A MINHA VOLTA SE PARECEM COM VULTOS QUE AS VEZEZ NEM SONHAM QUE EU E MEUS SENTIMENTOS EXISTEM ..OU EU QUE ESPERO MUITO DAS PESSOAS NÃO SEI BEM SE FIZ AQUI UMA CATARSE MAS ESTOU ASSIM..EM MEIO A CAMINHOS QUE JA TRILHEI ..E A OUTROS QUE SEI QUE JAMAIS VOU TRILHAR

    SOZINHA SEMPRE

    BJS SUSI

    OTILIA LINS

    ResponderExcluir

Gostou? Compartilhe!

Quer comentar?
Clique em "comentários" e digite na janela que se abre. Selecione seu perfil no Google, aí é só publicar! Se quiser, identifique-se com seu nome ao final!

Obrigada pela visita! Logo mais, passo respondendo...