Vamos conversar?

Vamos conversar?

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Abrace o seu presente!


Todo dia, tenho amarrado uma fita vermelha em meu dedo indicador para lembrar disto. Abraçar o meu presente!

Que presente?

Vamos viajar na frase. De propósito, ela tem duplo sentido…

Presente. Tempo presente. Olhar a volta e somente a volta, desprender-se do passado e despreocupar-se com o futuro.

Tem gente, me incluo nisso, que demora a entender esta lógica simples e verdadeira. Não se trata de desmerecer o passado. Ter amnésia dele. Desvincular-se dele não significa apagar o que aconteceu. Mas dar a ele o que é dele. A sua localização no tempo. Passou! Somente assim, consegue-se olhar ao que está a nossa volta com olhares de primeira vez! Não manter os pés atrás por um caminho por onde nunca se passou. Dar a chance ao que nos chega de ser presente. Nada amarrado ao que já vivemos. Nem medos. Nem tropeços. Nem traumas. Nem a resistência de se passar de novo aquilo que  nos machucou. Porque o que nos chega pela primeira vez tem o direito de escrever a sua própria história. De ser o presente.

Por outro lado, há quem se preocupe demasiadamente com o futuro. Pura perda de tempo. Não há no mundo alguém que, por se preocupar empenhadamente com ele, consiga prever o que acontecerá, livrando-se de erros que acontecerão no caminho, evitando sofrimentos e tomando vantagem de sua astúcia em ser tão precavido. O lugar do futuro acontecer é só um: no futuro!

Por isso, digo. Abrace o seu presente! Somente nele, o abraço será verdadeiro e real! As palavras ditas dizem sobre o que você realmente está vivendo. Nem olhando atrás, nem a frente.

Vou brincar um pouco mais com a frase.

Abrace o seu presente. Sabe reconhecer o que lhe é presente? Aquilo que você recebe em seu caminho e, algumas vezes, passa despercebido? Então…

É um misto de visão com gratidão! De enxergar a ponta do nariz. Coisas adiante da gente que merecem ser vividas com igual entusiasmo de uma primeira vez. Lembra? A primeira vez que andou de bicicleta sem rodinha, empinou pipa e a batizou, soltando toda a linha! Que dirigiu o carro sozinho. Que mergulhou e viu peixinhos. Que se pôs na estrada, com a janela escancarada, som na caixa, dançando com o corpo e alma na frente do volante!

Não?

Que se presenteou com um sapato caríssimo, só porque trabalha e merece e pontoacabou! Ou com qualquer outro supérfluo total que nunca teve e ninguém entende porque é mesmo que você quer, ou tem de ter! Que se permitiu ir ao cinema sozinho. E de se dar um presente. Aquele que só você sabe qual é e merece ter, porque presentes são presentes. Algo para se ter naquele exato instante.

Ainda não?

De ser grato, apenas. De enxergar que exatamente aquilo que você tem e vive, já é um presente. Que não importa as mil e uma estripolias que já fez, aquilo que você tem hoje é o tesouro alcançado pelos caminhos que optou. Que se houveram conquistas maiores no passado, não quer dizer que sejam as melhores para hoje. E que saber dar valor ao que se tem, se é, se faz reflete o quão feliz se foi, pelo que se teve e se fez. Não falo de posses materials. Falo daquilo que nos apropriamos através das escolhas que fazemos! E que isto abranda e enriquece o coração. Torna-o grato, completo e repleto. Transbordante de gratidão. E que ao invés de se iniciar uma contagem regressiva de feitos, somando-se perdas, inicia-se uma curiosa multiplicação.

Ao se abrir o coração, despretensiosamente, podemos perpetuar  nos olhos dos outros, aquilo que nós mesmos continuaríamos a fazer.

Abraçar o seu presente é despir os olhos dos olhos dos outros. Outros tempos. Outros erros. Outros acertos. Enxergar cada dia como seu e tão somente seu presente. Aquela velha e tão sonhada segunda chance pra recomeçar e fazer certo, fazer direito, fazer melhor. Porque todo dia a ampulheta do tempo é virada de ponta-cabeça pra reiniciar. E a areia começa a cair como se fosse a primeira vez… 

6 comentários:

  1. Abraçar... O presente... Momentos unicos... E somente ele podemos viver...

    ResponderExcluir
  2. Este texto é um belo presente... nesse presente momento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaha! Ótimo jogo de palavras ! Por isso mesmo tem este nome!

      Excluir
  3. Que PRESENTE...��✌️����������

    ResponderExcluir

Gostou? Compartilhe!

Quer comentar?
Clique em "comentários" e digite na janela que se abre. Selecione seu perfil no Google, aí é só publicar! Se quiser, identifique-se com seu nome ao final!

Obrigada pela visita! Logo mais, passo respondendo...